Nu, mas protegido
25 de January de 2021#covid19,Sem categoria,#humor,#pandemia,#faceshild,#coronavírus,#óculos embaçados,#2021,#praia do pinho,#pandemia2021,#praiadopinho,#naturismo,#praia de naturismo,#verão2021,#máscara#covid
A pandemia mexeu com a cabeça do Zé Luiz. Fazendo o balanço de 2020, ele decidiu que é hora de viver intensamente. Chamou a Marisa, sua esposa: -- Sabe aquela lista de coisas que queremos fazer…
Uma taça de vinho e um passeio de Opala
25 de January de 2021Sem categoria#pandemia,#coronavírus,#lockdown,#testecoronavírus,#virose,#opala,#conselheirocarrão,#visconde de guarapuava,#protocolo de tratamento
Agora há pouco recebi o resultado do meu teste para covid-19. Deu negativo. Por isso me sentei correndo para registrar como alguém se sente ao tirar um elefante de cima dos ombros. Estou com…
Os novos selvagens
25 de January de 2021Sem categoria#pandemia,#crônica,#marleth,#pandemia2020,#crianças sem escola,#sem aulas
Diante da situação excepcional que vivemos, eu, Marleth Silva, julgo importante registrar como tem sido nossa vida com as crianças em casa em tempo integral. Veja bem: não tenho crianças. Mas elas…
Uma saidinha, pelo amor de Deus!
25 de January de 2021Sem categoria#pandemia,#curitiba,#juvevê
Ando com saudades de Curitiba. Que eu sinta falta da cidade onde moro e de onde não tiro o pé há seis meses é algo que preciso registrar. Tenho circulado um pouco, ou melhor, sempre que posso vou…
A vida depois da morte (ou a busca pelo avô Pedrinho)
8 de October de 2020Sem categoriamemória,#marleth,#barthes,#bandeira,#olgabilenky,#hildahilst
O avô Pedrinho está sentado (no centro da foto) ao lado da avó Bernardina e cercado por filhos, genros, noras e netos. Foram muitos os que disseram que toda pessoa morre duas vezes: a…
O amor, a liberdade e o mito
8 de October de 2020Sem categoria#pandemia,#Paolorossi,#bentoXVI,#inumeráveis,#dekassegui,#memórias
Minha amiga Yurie me deixou ler o caderno em que seu pai, Hideo Handa, registrou resumidamente a vida dele. O senhor Handa fez algo rara ao escrever suas experiências para apresentá-las aos…
Nestes dias, nada mais é comum ou ordinário
16 de August de 2020Sem categoria#pandemia,#Svetlana Aleksiêvitch,#glicínias,#jasmineiro,#sabiá
Com menos eventos acontecendo nas nossas vidas, com dias mais parecidos entre si, temos menos parâmetros para nos localizar no tempo. Quando lembro de algo que fiz, alguma conversa que tive, até um…
Como dizíamos antes disso tudo começar
16 de August de 2020Sem categoria#Gaetano,#Salvemini,#dicebamus hesterna die,#Gustave Cohen,#Luchaire
O professor Gaetano Salvemini entra no anfiteatro da universidade de Florença. É calvo, usa barba e bigode brancos bem aparados e óculos de lentes redondas. Veste terno e gravata. Encara seus alunos…
Sonhando com outro país
16 de August de 2020Sem categoria#bolsonaro,#Paulo Mendes Campos,#crônica,#Rubem Braga
A vida não anda fácil para quem escreve crônicas. A crônica é um gênero textual que nasceu nas páginas dos jornais brasileiros na época em que os jornais tinham páginas e as páginas tinham leitores.…
O medo testa o caráter
6 de June de 2020Sem categoriacoronavírus,#pandemia,#grupo de risco,#Sloterdijk,#Orhan Pamuk,#Pamuk
Quando uma partícula intrometida e não identificada se alojou no céu da boca e me obrigou a tossir para expulsá-la, meu cérebro disparou o alarme e me pus a traçar uma estratégia. Se aquela tosse…
Isso tudo vai acabar e nos encontraremos de novo
6 de June de 2020Sem categoriacoronavírus,#pandemia,#SUS,#rainha Elisabeth
Desagrada-me o clima de “nós” e “eles”. Nós, os saudáveis; eles, os que estão nos grupos de risco. Alguns reforçam a divisão na busca de um conforto, do alívio que sentem ao enxergar um limite para…
A morte do porteiro
23 de March de 2020Sem categoriaAlbert Camus,A Peste,coronavírus
Ilustração: Felipe Mayerle Você se sente como eu, perplexo diante da situação nunca vista, mais espantado que temeroso? Não que eu subestime a pandemia, de forma alguma. Apenas a vejo, até…
Onde mora o perigo cresce também o que salva
17 de January de 2020Sem categoriaElis Regina,Heidegger
Para quem nasceu até o final dos anos 70, o século XXI era “o futuro”. Outro século, afinal, e um que veria todas as fantasias tecnológicas florescerem. Filmes e livros nutriam nossas expectativas,…
A cidade e a vida
18 de December de 2019Sem categoriacidade,etos,Roma,Orham Pamuk,urbe,cidade pequena
A maioria não escolhe a cidade onde mora. Apenas se deixa ficar nela. Ou porque nasceu nesse lugar ou porque é onde a família ou o emprego está. Adotar outra cidade, do nada? É uma ousadia. Acho…
A morte do leitor
18 de December de 2019Sem categorialeitura,leitor,Manuel Bandeira
Morreu um homem que lia estas crônicas. Ouvi dizer, esperei alguns dias e liguei para a viúva. “Ele tinha o hábito de recortar alguns textos de jornais e revistas e deixar sobre o balcão da cozinha…
Amor de vira-lata
11 de December de 2019Sem categoria
Ele não é o primeiro cachorro a viver aqui em casa, mas é o único que chegou por conta própria. Me seguiu portão adentro e, tal como na música, “antes que eu dissesse não, se instalou feito um…
O cachorro Pretinho e o melhor e o pior do ser humano
11 de December de 2019Sem categoria
A partir de um momento na vida não parece muito sensato comemorar o fim de um ano, mesmo de um ano ruim. É quando um a mais passa a ser um a menos. Antes desse ponto de virada, que não acontece para…
Tanta coisa boa em um só lugar
4 de December de 2019Sem categoriaSantaFelicidade,Curitiba,AngeloTrevisan,vizinhança,criança
Arte: Felipe de Lima Mayerle Quando ele me vê, vem correndo na minha direção, os cachos loiros balançando no ar, os braços agitados de um jeito engraçado. Diante de mim, não tem bom dia nem como…
Mais um dezembro
1 de December de 2019Sem categoriaNatal,voo402daTAM
Anos atrás fui abordada por uma senhora, a dona Hilda Bonatto Ribeiro, que batia nas portas dos vizinhos procurando pessoas dispostas a presentear desconhecidos. São crianças pobres, ela contava. E…
Procura-se um homem feliz
4 de November de 2019Sem categoria
O russo Vladimir Maiakovski, em um momento de desalento, escreveu: “Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz". A frase é linda, carregada de poesia, mas também de…